sábado, 23 de abril de 2011

CARTA MANIFESTO 2

Desabafo
Um dos maiores entraves da educação no Brasil hoje é que quem "manda" ou quem "pensa" (se é que pensa) na educação, ou faz muito tempo que não entra na sala para lecionar ou nunca entrou.Ou ainda é um(a) professor(a) que prefere ficar fora da sala de aula por não aguentar mais e faz questão de esquecer como é ser professor. Então, essas pessoas não fazem idéia, não tem noção de como é estar numa sala de aula nos dias atuais. Salas quentes, mal ventiladas e abarrotadas de alunos. O que essas pessoas precisam entender é que uma sala de aula de hoje, não é como as de 30 ou 40 anos atrás. Mas mesmo assim a filosofia continua a mesma daquela época. E ainda que o conhecimento sobre educação não se resume apenas num curso de pedagogia, às vezes, muito mal feito (sabe aqueles em que a pessoa deve estar presente apenas uma vez por mês ?). Precisam entender também que educação é coisa séria.
O que os governos e prefeituras passam para a população é que está tudo mil maravilhas, a educação está nas mão dos professores, mas isso não é verdade. Se estivesse tudo bem, não haveriam professores exonerando por todo lado e/ou indo trabalhar no municipio vizinho.
O professor está, há muito tempo, desmotivado por causa da desvalorização profissional e pessoal, da humilhação e da péssima qualidade de vida que lhe são impostas por parte dos que "mandam" ou dos entendidos da educação. 
O professor está doente há muito tempo só que não pode se tratar adequadamente porque lhe são impostos danos excessivos. 
O professor precisa de salário URGENTÍSSIMO pois só o combustível, em um ano, dobrou de preço. 
Pelo amor de DEUS, você que está aí em cima olhe para baixo vê se enxerga o professor, pois segundo as últimas notícias já é uma "espécie" em extinção. Ou estou enganado ?
Em quem você vai "mandar" depois ?
Meu nome é Devair A. Frenhe

2 comentários:

  1. Adorei o seu desabafo, Devair!!! Você é mais um que não tem medo de dizer o que você e toda a categoria pensa!
    Fechei co você!!!
    Aratuza

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, Devair!!!
    Nunca fui muito de falar, mas, ultimamente, está impossível, tamanha a falta de respeito no meio em que trabalhamos - falta de respeito à pessoa, ao profissional - e falta de respaldo das instâncias superiores. É muito falatório e pouca ação.
    Estamos achatados e sufocados no nosso dia-a-dia profissional. Temos que tomar fôlego e colocar tudo que está acumulado há anos pra fora a fim de TENTAR condições dignas de trabalho e recuperar o respeito ao professor, que se perdeu faz tempo...
    Abração,
    Paty.

    ResponderExcluir